— Seluma Serviços

seluma-servicos-grupo

Seluma Serviços

A Seluma – Serviços de Limpeza Urbana de Mafra Ltda. é uma das empresas do Grupo Serrana, que atua no ramo de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos na cidade de Mafra (SC). Além de gerenciar e operar o Aterro Sanitário, localizado na comunidade de Rio Branco.

A empresa presta os serviços no município desde junho de 2003, com contrato de concessão de 20 anos para a exploração dos serviços de coleta, transporte de resíduos e operação do aterro. A Seluma é formada pelo consórcio entre as empresas Serrana Engenharia Ltda. e Consermat Planejamento e Serviços Terceirizados Ltda.

A equipe da Seluma realiza a coleta em cerca de 11.400 imóveis no município. A coleta ocorre de segunda-feira a sábado em todo perímetro urbano. Os usuários contam ainda com o serviço de coleta seletiva, o que garante menor volume de resíduos despejados no aterro e contribui com o meio ambiente, por meio da reciclagem.

No Aterro da Seluma, os resíduos são confinados de forma segura, seguindo os critérios de engenharia e normas operacionais para controle da poluição. O local recebe diariamente os resíduos sólidos urbanos de 18 cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná. O aterro foi classificado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) como aterro exemplo de Santa Catarina.

A Seluma também se preocupa com a conscientização da população em relação a destinação final dos resíduos e a separação dos materiais recicláveis. Para isso, são realizadas palestras em escolas e associações de moradores do município. Mensalmente, o aterro chega a receber a visita de mais de 100 estudantes e professores da região. O objetivo da visitação é conhecer o processo de operação do aterro, as características que o diferem do lixão e a destinação final dos resíduos.

O local receberá em breve uma Usina de Geração de Energia por meio de gaseificação dos resíduos. O projeto pretende solucionar os grandes volumes de destinação final do lixo nos aterros sanitários, além de gerar energia limpa para a operação do aterro e de empresas da região. O gaseificador é um projeto da Energia Limpa do Brasil – ELB, uma das empresas do Grupo Serrana.